sexta-feira, 18 de março de 2011

AS CONQUISTAS DO POVO DE DEUS


Objetivos da Lição

• Deixar claro que só há conquistas na presença de Deus;
• Estimular a Igreja a viver o ânimo dado por Deus;
• Mostrar a fundamental importância do relacionamento do
cristão com a Palavra de Deus. 

 
Josué 1.5-9
5 - Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 - Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 - Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. 9 - Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.

INTRODUÇÃO
A maior parte do Livro de Josué, descreve a conquista de Canaã e a divisão da terra entre as tribos de Israel. Visto que este livro é a continuação de Deuteronômio, Deus encarrega-se de animar Josué, da mesma maneira como agiu com Moisés. "Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés" (Cap. 1.3). No entanto, o texto que vamos estudar, mostra também, as condições impostas por Deus à todos que desejarem alcançar grandes conquistas:

I – AS NOSSAS CONQUISTAS DEPENEM
DA PRESENÇA DE DEUS (V. 5)
Em toda a história de Israel podemos comprovar este fato. Sempre que a nação afastava-se de Deus, sofria terríveis derrotas
. Quando se humilhava e invocava ao Senhor de todo o coração, vencia todas as guerras. Jesus advertiu-nos que nada podemos fazer sem a sua ajuda (Jo. 15.5)  - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
. Se queremos ser conquistadores e perfeitos, devemos andar na presença de Deus (Gênesis 17:1) -  SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

1. Ele é o nosso grande auxílio
O Senhor ouve as nossas orações quando clamamos
 (Sl. 27.7) Ouve, SENHOR, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
, mesmo quando faltarem meu pai e a minha mãe, o Senhor me acolherá (Sl. 27.10). (Salmos 27:10) - Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me recolherá.

Ele promete livramento aos que o amam de verdade (Sl. 91.14).
 (Salmos 91:14) - Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Sabemos que as doenças, o aperto financeiro, os conflitos matrimoniais, o desemprego, etc, podem surgir em nossas vidas como grandes inimigos capazes de nos levar à derrota, mas se 
conservarmo-nos na presença do Senhor, Ele será para nós um alto refúgio em tempos de angústia (Sl. 9.9,10).

(Salmos 9:9-10) - O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. - Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.

2. Ele é o nosso melhor amigo
Andar com Deus é ter um amigo fiel sempre presente. Enoque procedeu assim e Deus o tomou para si (Gn. 5.24)
(Gênesis 5:24)-       E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
. O Senhor nunca nos trairá ou nos abandonará, como prometeu (Hb. 13.5,6)
(Hebreus 13:5-6) - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. - E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.

. Nossa carne é o inimigo que nos oferece perigo constante, mas será derrotada estando Deus conosco. Ele é o nosso amigo nas horas incertas, no dia mau. Nunca nos deixa só (Sl. 56.4). "Cristo Jesus é Fiel amigo, Ele só" (HC 08).
(Salmos 56:4) - Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne.

II – AS NOSSAS CONQUISTAS DEPENDEM
DO NOSSO ESFORÇO (V 6,9)
Em tudo que quisermos alcançar êxito, devemos concentrar esforços. Na vida espiritual não é diferente. O cristão deve esforçar-se lutando contra as artimanhas do diabo e sair vencedor. Foi esta a recomendação de Deus para Israel e é a mesma para nós hoje. "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" (Lc. 9.62b).

1. Devemos demonstrar coragem
Os medrosos e os incrédulos terão a sua parte no lago de fogo e enxofre (Ap. 21.8). (Apocalipse 21:8) - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

 Os homens que Deus escolheu para conduzir a nação israelita, demonstraram muita coragem. Moisés conhecia muito bem a fúria de Faraó, pois foi criado no palácio real. Sabia que a sua vida estaria por um fio se retornasse ao Egito, no entanto, confiou em Deus e libertou a nação escravizada. Josué, igualmente, sabia que teria de enfrentar nações poderosas e perversas, mas espiou a terra dos inimigos e trouxe um relatório super positivo.

(Números 14:6-9) - E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. - E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. - Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. - Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.

foi designado por Deus, sucessor de Moisés (Nm. 27.18-       Então disse o SENHOR a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.), a fim de conduzir o povo à terra prometida. O Senhor exortou a Josué: "Não pasmes, nem te espantes" (v. 9)

III – CONQUISTAS DEPENDEM DO NOSSO RELACIONAMENTO 
COM A PALAVRA DE DEUS (V. 7,8)
O Senhor Jesus disse que o homem erra por não conhecer as Escrituras (Mt. 22.29) (Mateus 22:29)-      Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
. Ela é a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (119.105).
(Salmos 119:105)- 5 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

 Por isso devemos aplicar a Palavra: 
1. No nosso agir
Muitos dos nossos fracassos, estão relacionados à forma de nos conduzir. Agimos fora da direção de Deus e depois ficamos lamentando e culpando-o. O Senhor exorta Josué: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito(Josué 1:8)  . Tudo o que fizermos por palavra ou por obra deve ter a aprovação do Senhor (Cl. 3.17),
(Colossenses 3:17)- E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

 de outra forma não podemos esperar a sua bênção.

2. No nosso pensar
Quando Deus ordenou que Josué meditasse na sua lei de dia e de noite (v. 8) Ele tinha razões óbvias, Josué precisava pensar com a mente de Deus. Meditar na Sua Palavra significa alimentar o espírito absorvendo a vida que nela há. Os pensamentos do Senhor não são os nossos pensamentos (Isaías 55:8) - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Por isso há necessidade de inculcar em nós a sua Palavra e, então passaremos a entender os seus desígnios.

3. No nosso caminhar
Os nossos caminhos não são os caminhos do Senhor (Is. 55.8). Se Josué tivesse tomado outra direção, diferente daquela estabelecida por Deus, certamente não teria conquistado nada, visto que estaria andando contra a vontade divina. Israel precisava seguir o rumo certo observando os critérios de Deus a fim de possuir a terra da promissão. O Senhor ordenou que se observasse a sua Palavra, "porque então farás prosperar o teu caminho" (Josué 1:8)
O cristão deve andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo (Cl. 1.10)
(Colossenses 1:10) - Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
, e desviar-se do caminho dos pecadores (Sl. 1.1-2).
(Salmos 1:1-2) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.


CONCLUSÃO
O Senhor fez da nação israelita, um povo de grandes conquistas. A Igreja é hoje o povo eleito de Deus, vitorioso, e que pode viver de grandes conquistas, bastando para isto, permanecer em conformidade com a Palavra do Senhor. Assim estaremos expandindo o Reino glorioso de Deus nesta terra.
1. Você é um cristão de grandes conquistas?
2. Você procura observar a Palavra de Deus diariamente?
3. Você tem procurado agir conforme a vontade do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...